Seguindo estas 4 (quatro) regras primordiais de segurança,  minimizamos as chances de algum incidente ocorra em decorrência do uso de uma arma de fogo em ambiente controlado. As regras podem variar de acordo com a fonte ou local em que você esteja, mas garantimos que estas são indispensáveis:

A ARMA ESTÁ SEMPRE CARREGADA

Vamos lá, imagine que você chegou no clube de tiro e um dos seus amigos comprou uma arma nova e perguntou se você quer ver a peça… ora, é óbvio que sim, né? Mesmo que ele te mostre a arma sem munição na câmara e sem carregador, a primeira coisa que você tem que fazer quando esta arma estiver na sua mão é checar se ela está sem munição na câmara e sem carregador. E isso deve ser feito de novo, e de novo, mesmo que a arma tenha ficado 30 segundos sobre a mesa. Você deve checar sempre e não há exceções para esta regra. Trate a arma como se ela estivesse sempre pronta para o disparo.

SEMPRE APONTE A ARMA EM UMA DIREÇÃO SEGURA

Se você finalizou a checagem da sua arma, ou da arma que te entregaram, e tem certeza que ela está “fria”, isso não te dá passe livre para fazer o que quiser com ela, pois se na primeira regra dissemos que a arma está SEMPRE CARREGADA, isso quer dizer que você não deve apontar a arma para algo você não tenha intenção de destruir. Aponte o cano para o chão, para o teto ou em direção ao alvo, mas cuidado…

ATENÇÃO COM SEU ALVO E COM O QUE ESTÁ ATRÁS DELE

O cano está apontado para o alvo, mas e a pista, está livre? Lembre-se, projéteis tem grande poder de penetração e podem furar seu alvo e o que está atrás dele. Ter certeza de que a pista está livre e que atrás do seu alvo não há nada que você não queira acertar, é um grande passo para que seus disparos sejam responsáveis e seguros. Na pista do clube que frequento foi instalado um sinal luminoso e uma sirene, que deve ser acionada toda vez que alguém ultrapassar a linha de tiro, anunciando que até que o sinal esteja apagado, a pista deve permanecer “fria“.

DEDO FORA DO GATILHO ATÉ O MOMENTO DO DISPARO

Na quarta, última, mais importante e que deve ser seguida 100% do tempo, agregada às demais aqui elencadas e outras que você quiser, em qualquer condição, hora e local, é manter, até o momento que preceda o disparo, o dedo fora do gatilho e alinhado ao corpo da arma, mesmo sabendo que armas modernas não disparam sem o acionamento deste (pelo menos a maioria, né?).

Seguindo estas regras básicas, com o tempo a memória muscular e a disciplina lhe trarão segurança e realizar estas ações será absolutamente natural.

Fonte: Concealed Nation

Comentários do facebook: