terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Armas não-letais

Não vamos julgar os métodos, apenas as armas usadas.
Passeatas, manifestações e eventos com grande aglomeração de pessoas, muitas vezes causam problemas que necessitam de uma ação policial para a retomada da lei e da ordem, ou pelo menos, a dispersão para que a situação seja controlada.

Como o uso das munições reais é vetado nestes tipos de situações (apesar de sempre haver armas com munições reais suficientes para resposta imediata de uma ameaça armada), os policiais precisam utilizar armas não-letais, ou como tem sido chamadas, armas menos-letais. Os objetivos dessas armas são sempre os mesmos: Dispersar multidões e conter pessoas com "os nervos aflorados".

Nós veremos abaixo algumas dessas armas não-letais utilizadas pela polícia, com uma descrição simples e objetiva do seu funcionamento:

----------------------------------------------------------------------------------

"Bala de Borracha" (elastômero): Uma cápsula com pólvora, com projétil único ou com vários projéteis de borracha (elastômero) que quando acionadas por uma arma, normalmente Espingarda Calibre 12, dão forte impacto no alvo, causando dor e ferimentos leves. Pode ser fatal em regiões nobres do corpo, como garganta e olhos.

----------------------------------------------------------------------------------



Spray de Pimenta: Composto químico que causa ardência nos olhos e cegueira temporária, combinada com a irritação nas mucosas da garganta e nariz. Pode ser fatal se usada em excesso contra pessoas com problemas respiratórios.

----------------------------------------------------------------------------------



Gás Lacrimogêneo: Assim como o Spray de Pimenta, causa ardência na pele e vias respiratórias. Nos olhos, pode causar cegueira temporária. Normalmente usado para dispersar multidões, pois seu uso não é letal.

----------------------------------------------------------------------------------



Canhões de Água: Caminhões pipas com mangueiras instaladas na parte superior, dispersam a multidão com jatos fortes de água.

----------------------------------------------------------------------------------

Cassetetes: Bastões de borracha com pouca flexibilidade, causam muita dor se utilizadas em algumas regiões do corpo.  

Bastões Tonfa: Bastões com uma alça para a mão, que, dependendo da forma como se segura, pode ser usada para a defesa, com a parte maior e rígida servindo como um escudo ao braço, e a outra parte, menor, utilizada para estocadas no estômago ou outra região paralizante. Podem ser usados para o ataque, com movimentos circulares, peculiares da arma.

----------------------------------------------------------------------------------


Armas Taser: Armas que disparam eletrodos com cargas de choque elétrico, que são acionados pelo policial da mesma forma que se acionam as armas de fogo. Seu funcionamento se dá quando estes eletrodos atingem o alvo, disparando pulsos elétricos por 1,5 segundos. Paralisando o alvo e o deixando inerte para a ação policial, evitando assim, o uso desnecessário da arma de fogo.

----------------------------------------------------------------------------------

Dúvidas? Conhece outras armas não-letais? Entre em contato pelos comentários!

Siga nosso Twitter (@armasdefogo), assine nosso Feed.

O Blog 'Armas de Fogo' agradece! :)

8 Comentários:

Antonio Jose disse...

não existe, nunca existiu e jamais vai existir esta tal de TASER de contato. O autor desta informação pesquisou no lugar errado e obteve a informação errada.

O pior lugar para se pesquisar é a wikepedia e foi justamente lá que o autor obteve a informação errada.

Caio Lausi disse...

Antõnio José, essas informações foram obtidas em uma revista eletrônica, a Wikipedia foi usada sim, mas para a pesquisa sobre o Spray de Pimenta e do Gás Lacrimogêneo.

Seu segundo comentário infelizmente foi removido, correções ao artigo da Wikipedia devem ser feitos na Wikipedia, e não aqui, pois o blog é totalmente desvinculado a esta.

Ao meu ver, há diversos excelentes artigos lá, mas não vou julgá-los, pois normalmente os uso como fonte de pesquisa, e não como principal fonte de pesquisa.

Como eu, acredito que ao contrário do senhor, não trabalho com segurança pública, não tenho acesso fácil a armas de fogo, e muito menos aos Tasers, fica complicado dar informações realmente precisas.

Mas, seu comentário foi de grande valia, pois vou me ater à profunda pesquisa do aparelho Taser, assim, evitando novo erro ao mencioná-lo.

Um abraço.

Teo disse...

Taser na verdade é uma marca (assim como Xerox e Chicletes), então só se pode usar o termo quando se fala de algum produto dessa marca. O correto mesmo seria arma de choque, ou elétrochoque. Falando dessa forma podem existir tanto de contato, quanto em forma de pistolas.

Alguém sabe se esses produtos são legalizados por aqui?

Caio Lausi disse...

E há outra marca de armas de choque que fabricam esse tipo armamento? Que eu tenha pesquisado, não. Então, mundialmente, elas são e ainda serão conhecidas como "armas Taser". Até que outra fabricante apareça. :)

zata disse...

Isso mesmo, Taser é uma marca, mas as armas dessa empresa são conhecidas apenas como Taser, que virou um termo mundialmente conhecido, tornando ,pelo menos por enquanto, correto o seu uso.

Teo, o uso é sim legalizado. Tanto é que algumas das armas de defesa pessoal citadas aqui são legalizadas para o uso de defesa pessoal de civis.

O Spray de Pimenta é legalizado apenas em algumas de suas versões, com um certo reagente químico e uma certa concentração do mesmo. Só não lembro qual a lei que cita isso.

Abraços.

Autor disse...

As vezes o taser pode ser letal.

Autor disse...

o Investimento para armas não letais infelismente ainda é menor do que o investimento para produção de armas Letais.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Acho que no máximo 10% de capsaicina é permitido por lei no spray de pimenta.

Postar um comentário

Visitantes


Protected by Copyscape Online Infringement Detector

Infos

  • Assinantes
  • Publicações
  • Comentários

  ©Armas de Fogo - Todos os direitos engatilhados.

Template: Dicas Blogger | Logotipo: Americop | Topo