sábado, 20 de novembro de 2010

A diferença entre uma arma com e sem 'silenciador'

Estamos acostumados a ver nos filmes de ação de Hollywood, uma infinidade de armas de calibres e categorias diferentes. Tempos atrás, fui indagado por uma pessoa que viu em um desses filmes uma arma com 'silenciador', ou no termo técnico 'supressor de ruído', ela me questionou sobre a eficiência desses acessórios, e respondi que sim, são eficientes... até demais.

No vídeo abaixo, vemos uma demonstração da sua eficiência, é impressionante:




A arma em destaque (no vídeo) é uma Walther P22 fabricada pela Carl Walther GmbH Sportwaffen e seu calibre é o 'fraco', porém eficiente .22 LR.

Eis que, inesperadamente o @RockyXD aparece com perguntas interessantísimas:
Pergunta: "Sabe dizer se o silenciador diminui a potência do tiro? (provavelmente sim, mas diminui MUITO ou nem tanto?)"

Resposta: Como há uma supressão da explosão causada pela munição, há sim uma diminuição na sua potência, mas acredito que gire em torno de 5% ou 10%, nada demais, (amigos, estamos com um conflito de informações sobre a diminuição ou não da potência do tiro, vou pesquisar e em breve trago a resposta definitiva.) se pensarmos que quem usa supressor está em confronto próximo ou mesmo encostado à vítima. Bom, ele oculta a posição do atirador se o disparo for feito em local de baixa luminosidade, por não deixar que a 'língua de fogo' do disparo apareça. Se houver uso de munição subsônica, tendo em vista que um projétil supersônico os gases são expelidos com muita rapidez, assim, não sendo corretamente absorvidos pelo supressor. E claro, com baixa cadência de tiro, para que os gases sejam expelidos do supressor, assim, não 'enchendo' e perdendo a eficácia do 'acobertamento' do disparo.
E logo em seguida, teve outra dúvida que, com certeza, muitos que leram este texto também tiveram:
Pergunta: Afinal, o silenciador aumenta, diminui, ou não interfere na precisão do tiro?

Resposta: Bom, apesar do diâmetro do supressor ser ligeiramente maior que o diâmetro do cano da arma, este pequeno detalhe não interfere significativamente na precisão do tiro, mas aí depende muito da tecnologia usada no supressor, como fabricação, retenção de gases, etc. Mas aí outros fatores podem interferir, como o ajuste da mira da arma, e claro, a precisão do atirador.
Você também tem dúvidas? Pergunte aí! :)

Siga nosso Twitter (@armasdefogo), assine nosso Feed. O Blog 'Armas de Fogo' agradece! :)

Ps: Texto original do 'Blog do Lausi'.

  ©Armas de Fogo | Todos os direitos engatilhados | 2010 - 2014

Template: Dicas Blogger | Logotipo: Americop | Topo