terça-feira, 23 de novembro de 2010

Condutas básicas de segurança com armas de fogo

Há muitas demonstrações de curiosidade quando falamos sobre armas de fogo, isso ocorre pois há pouca informação referente ao tema nos telejornais e jornais impressos. Infelizmente, as armas estão sempre ligadas aos crimes, às chacinas, troca de tiros entre meliantes e Polícias, etc.

De fato ela é usada para esses fins, mas seria interessante ver também o outro lado, o das pessoas que foram salvas por ações rápidas de policiais e pessoas que possuem armas de fogo.

É aí que entra um assunto interessante. Para uma pessoa portar uma arma de fogo, há uma série de restrições (o assunto será abordado em postagen futura), e uma delas é a estar apto ao manejo desta. Então, se você tem uma arma de fogo, atente-se às dicas abaixo:

  • Armas, drogas e álcool não combinam, não precisava nem comentar, não é?
  • Em hipótese alguma entregue sua arma na mão de uma criança, nem mesmo deixe-a ao alcance desta, mesmo estando travada e descarregada.
  • Sempre que pegar uma arma de fogo, verifique se ela está carregada, não pergunte pra ninguém, cheque você mesmo.
  • Se por acaso for entregar sua arma para outra pessoa, mesmo que esta tenha conhecimento do manejo, abra-a e desmunicie-a, só depois disso, entregue-a.
  • Sempre que estiver manejando-a, mantenha o cano voltado para um alvo (no caso de stand de tiro) ou para o chão. NUNCA, para outras pessoas, NUNCA!
  • O dedo deve estar sempre fora do gatilho, evitando assim, disparos indesejados.
  • Jamais pegue uma arma sem que antes alguém lhe mostre o funcionamento e o manejo seguro.
  • Se for guardar a arma, verifique o tambor (revólver) e a câmara (pistolas e outras), conte as munições extraídas e guarde-as em local seguro.
  • Antes de limpar, verifique se está descarregada e devidamente desmontada, para só assim começar a limpeza.
  • Como dito anteriormente, não aponte a arma para ninguém, salvo se extremamente necessário para efetuar um disparo.
  • Mantenha a arma sempre limpa e em total condição de uso, seria trágico ter de usá-la em uma situação de risco e perceber que ela travou por negligência de limpeza ou manutenção.
  • Armas não são brinquedos.
  • Armas não disparam sozinhas.
  • Tenha bom senso!
  • Aproveitando o comentário do Edson, deixo a seguinte mensagem: Você policial, mantenha sua arma sempre carregada e pronta para o uso, nunca se sabe quando vai precisar.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, responderei assim que possível.

Siga nosso Twitter (@armasdefogo), assine nosso Feed. O Blog 'Armas de Fogo' agradece! :)

11 Comentários:

Wits disse...

Olá, encontrei seu blog hoje, achei bem interessante a parte do supressor, tenho um enorme interesse e curiosidade em armas de todos os tipos, a partir de agora vou estar sempre acompanhando, e saciando um pouco de minha curiosidade!

Até mais

Caio Lausi disse...

Obrigado Wits, espero poder sanar todas as suas dúvidas e despertar mais interesse em você sobre o tema. Até mais!

tio jack disse...

Poh gostei mt do seu blog vc poderia fazer um post dizendo as condições pra vc poder ter uma arma, quais são as exigências coisas do tipo.

baixinho disse...

Show de bola o blog! O tema é muito interessante! Está de parabéns!

Aprendendo a viver com a Nessa disse...

kra paaberabens pelo blog... mto bom....

Diogo disse...

"Armas não disparam sozinhas."

Ah disparam sim ...

Uma falha quer eu conssidero grave é guardar armas com balas na agulha, se a arma nao tiver a trava anti-queda, um choque violento ao chao e Bang!

Caio Lausi disse...

Tio Jack, Baixinho e Nessa: Muito obrigado, ainda estou começando, em breve teremos muito mais, conto com a participação de todos.

Diogo: Considero isso um tanto genérico, apesar de haver registros de armas que dispararam quando caíram. Porém, vale ressaltar que essas ocorrências são com armas antigas, nos dias atuais, os mecanismos de segurança estão avançados ao ponto de que uma arma não dispara em hipótese alguma, se não estiver empunhada corretamente, que é o caso da Glock. Enfim, me referia ao caso de estar na mão de uma pessoa, dedo fora do gatilho, procedimentos de segurança corretamente seguidos, a arma não dispara sozinha. :)

Edu disse...

Aquela de verifcar por você mesmo se está carregada é verdade, meu tio que é da polícia, recebeu a arma de um colega que disse que le estava descarregada, mas quando meu tio estava mexendo nela acabou se dando um tiro na perna.

william disse...

muito legal, sou fascinado por armas gostei muito do seu blog vlw.

Edson Frick Lau disse...

Sou Policial militar, no RGS (Brigadiano) e só acrescentando um dado: arma de fogo tem que estar carregada, com cartucho na câmara, pois não dá tempo de pedir ao SR. bandido dois ou três segundos para municiá-la e deixar pronta pro tiro, não tem como dizer: espera um pouco Seu bandido. E essa de arma cair no chão e disparar é muito difícil, é quase impossível, só as armas muito antigas que remotamente tinham esse "defeito", se houve um disparo é porque alguém puxou o gatilho! A pistola que eu uso, não tem dispositivo de segurança(trava).

Caio Lausi disse...

Edson: Agradeço a visita. Concordo plenamente com você, não há tempo para municiá-la em caso de confronto inesperado, mas gostaria que se atentasse ao fato de estar falando de armas de fogo em stands de tiro e similares. Ou seja, locais em que não há necessidade de pronto emprego. QSL? :)

Postar um comentário

Visitantes


Protected by Copyscape Online Infringement Detector

Infos

  • Assinantes
  • Publicações
  • Comentários

  ©Armas de Fogo - Todos os direitos engatilhados.

Template: Dicas Blogger | Logotipo: Americop | Topo